6 de abr de 2007

A Estação Ferroviária da Granja
por: Lira Dutra
A estação foi construida junto a estrada de ferro Camocim- Sobral e, no auge da passagem do trem, era um local muito movimentado, nos fins de tarde as moças e os rapazes se arrumaram todinhos só para esperar o trem e fazer amizades e namorarem (depoimentos de pessoas da epoca).

Para que está servindo a estação hoje?
Como mostra a foto ao lado, hoje a estação serve de oficina e de abrigo para familias sem moradia.
Algum comentário sobre o seu estado atual.
Onde está o carro é uma oficina mista, conserta geladeiras e automoveis, no salão central mora uma familia sem abrigo, que alterou a estrutura interna do prédio. Dar para observar na foto que o estado do prédio é precario, o telhado está danificado, a calçada (onde tem o carro) foi quebrada, as portas estão em pessimo condições.
"A cerimônia de sua inauguração, presidida pelo Coronel Zeferino Gil Peres da Mota, então Presidente da Câmara Municipal de Granja, ocorreu na manhã de 15 de janeiro de 1881, quando aquela autoridade a declarou oficialmente aberta ao público; nessa ocasião aí chegou um trem, conduzindo autoridades e pessoas gradas de Camocim, cuja estação também acabara de ser inaugurada. O transporte ferroviário teve grande importância em nosso país em virtude do baixo preço das passagens. Quando a estrada de ferro foi desativada na década de 1980, o imóvel funcionou como Estação Rodoviária Quincas Oliveira, em homenagem a Joaquim Pereira de Oliveira Neto, um dos fundadores de um grêmio literário de Granja no segundo decênio do século XX. A Estação Ferroviária sofreu algumas modificações e se encontra em péssimo estado de conservação, mostrando sua arquitetura muitas influências das construções ferroviárias inglesas do século XIX."fonte: Sistema de Informação Cultural-SECULT

Links com assunto sobre a estação Ferroviária da Granja.
Clique na imagem e obtenha mais informações
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_sobral/granja.htm

clique aqui e tenha mais informações
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.