15 de jul de 2007

HISTORIETAS DE SEGUNDA-FEIRA

Meu nome é...
por: José Xavier Filho
Ele era o José, José de Arimatéia e só. Na idade certa ele foi à escola, aprendeu a ler, escrever, tirar conta, desenhar, rezar, e tudo o mais que se aprende lá. Ele usou esse nome por toda a vida até que precisou tirar uma certidão quando foi fazer exame para a Escola de Aprendizes Marinheiros. Ele mesmo foi tirar o documento, pois seu pai, Raimundo Nonato Mendonça, havia morrido há poucos meses e sua mãe estava adoentada.
O velho era um maníaco colecionador de tudo que se possa imaginar. Colecionava até nomes estrambóticos e se divertia dizendo à mulher que se tivesse um outro filho poria um nome tirado de sua coleção se bem que o nome do menino tinha um que de estranho, pois era associado ao Santo Graal. Ela não gostava dessa sugestão, mas nada dizia, pois sabia que não teria mais filhos. Deixava pra lá.
No Cartório nem a Gorette, a especialista em certidões, ajudada por sua amiga Elizabete, e até mesmo a dona do cartório, Dona Imelda conseguiram localizar o documento.
José de Arimatéia volta para casa e resolve mexer nos cadernos velhos de seu pai, naqueles usados para registrar os nomes estrambóticos. Remexeu até encontrar uma pista. Bem no meio de um dos cadernos lá estava seu nome escrito seguido de alguns números. Ele anotou aquilo em um pedacinho de papel e saiu correndo para o cartório aonde chegou esbaforido e logo entregou para a Gorette o papelucho:
-Gorette vê se tu acha agora!
A jovem tomou a anotação, leu-a e saiu. Voltou com um livro grosso nas mãos e começou a folheá-lo. Súbito encontra algo e para. Lê calmamente o que está escrito no livro e diz para o menino:
-Tem aqui uma coisa estranha. Teu nome - José de Arimatéia - ta escrito de lado do registro, com lápis. E o registro foi teu pai que fez. Tem mais, teu nome certo não é esse que tu tem. É:
CHARLINGTONGLAEVIONBEECHEKNAVARE DOS ANJOS MENDONÇA



Leia as pequenas histórias da série Povo da Malhadinha, além da coleção de historietas no blog http://jxavierfilho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.