VAIA, que é de laranja!

VAIA, QUE É DE LARANJA!

Nunca na História da Granja um gestor municipal foi vaiado perante seus visitantes em praça pública. Nem em campanha eleitoral, onde o ato de vaiar é comum. Isso até ontem! Na noite de 17 de maio de 2008, na praça Cel. Luiz Felipe. O prefeito da cidade de Granja foi vaiado na solene ocasião de assinatura de ordem de serviços pelo Governador Cid Ferreira Gomes. Antes, no pronunciamento da secretaria Fátima Catuda, que ao pronunciar o nome do prefeito, ouviu-se algumas vaias. Quando o gestor municipal pegou o microfone para proferir algumas palavras de agradecimento ao convênio assinado como o Estado. A população soltou o verbo. Ou melhor tome vaia. Colocando o vaiado numa saia susta. As vaias, embora tímidas e dissonantes, se misturam a algumas palmas também desarmônicas. Isso sem falar dos cartazes erguidos na frente do Governado por alguns jovens que protestavam contra a oligarquia local e as condições sociais da cidade. Mesmo assim o prefeito foi firme, encerrou seu breve discurso, sem fugir das vaias.

É costumeiro o time que está perdendo ser vaiado em campo ou ao termino do jogo pela própria torcida. Talvez, pra não dizer com certeza, o time do senhor prefeito não está bem no campeonato. Isso pode ser pelo motivo, entre outras coisas (e muitas coisas), pelos buracos na cidade e a falta de políticas públicas que devolvam o orgulho de ser granjense à geração presente.

As vaias de ontem devem ser entendidas, não como um ato de deboche, canalhismo ou de desrespeito, mas como um termômetro da desaprovação do povo com a administração do gestor municipal. Sabemos que foram poucas pessoas que deram uns gritinhos. Grito que está preso na garganta de todo população. A diferença é que as pessoas que gritaram tiveram coragem, enquanto muitos estão impedidos pela amordaça invisível do medo de gritar, de reclamar, de gemer, de escrever e até de pensar.

Espero que ninguém perca a vida ou tenha algum familiar demitido de cargo público municipal na segunda feira. Pois a manifestação popular é assegurada por Leis Nacionais e Internacionais. A liberdade de expressão, ontem manifestada, embora não na sua melhor forma, é conquista árdua da sociedade brasileira. E o granjense não pode, não deve, se acovardar, se esconder quando o sapato estiver apertando. E olha que está apertado pra caramba!

E mais, a manifestação pública de ontem precisa ser enriquecida pelos os jovens. Não no grito! Sim na aplicação da cidadania, só assim podemos ter dias melhores para Granja. Nós jovens precisamos vaiar o analfabetismo, a corrupção, o autoritarismo, o coronelismo barato, as injustiças sociais, o voto de cabresto e os laranjas nos municípios do Ceará e no país. Para isso precisamos nos fazer presentes nos espaços públicos e na política local. Eu disse política e não politicagem (essa ultima é o pau que rola na cidade!). Assim dias melhores para nossa cidade não serão sonhos, mas produto real do trabalho de cidadãos e cidadãs granjenses.

Lyhar Durat, Granja-Ceará, 18-05-2008

Comentários

  1. Olá amigo,
    Estou impressionado com sua habilidade na escrita, edição e no seu pensamento.

    Tenho também "tentado escrever" sobre matérias locais. Tenho um blog (jornaldoparazinho.blogspot.com) e gostaria que você pesquisasse sobre o Vandinho (Fco Ivanildo Ferreira Porto, Granja-CE), tenho umas fotos dos desenhos dele e se possível entrarmos em parceria para divulgar nossas riquezas artísticas.
    Obrigado pela anteção

    Atenciosamente,
    Fagner da Cruz Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,
    Encontrei hj esse seu Blogger e fiquei por demais muito feliz em ter encontrado. Pois tem muita noticias bacanas. Eu que moro em Porto Velho/Rondônia, precisava muito de uma pagina dessa na internet. Pois só assim eu ficarei atualizado sobre todas as novidades dai de minha Granja querida. Estar super organizado e muito bem editado. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. ja ouviram falar na cidades dos buracos,onde voce anda tem buraco,acho que voce ja caiu em um, ou ainda vai cair se nao cair o prefeito vai fazer com que voce caia, pois a sheila da pizaria e o evandro da churrascaria ja cairam sem querer, eta prefeito bao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Postagens mais visitadas deste blog

O TERRITÓRIO. O que essa palavra significa?

GEOGRAFIA - ENVIAR ATIVIDADE

ORIGEM DOS FONTENELE