domingo, 2 de novembro de 2008

Parazinho: a Peregrinação Vicentina

O primeiro domingo do mês de novembro é sempre um dia festivo para os devotos de Nossa Senhora do Livramento do Parazinho. Nesse dia, desde do ano de 1911, acontece a Peregrinação Vicentina, ato religioso que atrai devotos de toda região do Litoral Oeste. Os moradores da vila do Parazinho, distrito do município de Granja, começam a se programaram para o festejo logo em meados de outubro. A safra do caju, monocultura bastante presente na região, favorece as compras de diversos produtos comercializados nas tradicionais barraquinhas.

A meninada costuma juntar castanha nas quintas ao arredor de casa ou nas propriedades vizinhas no chamado roubar castanha, e venderem e fazerem compras como brinquedos, roupas, picolés, sorvetes, e tudo que o comércio no período d festejo possa oferecer.

Este ano o dia da Peregrinação Vicentina, também conhecida como Peregrinação do Parazinho, coincidiu com o Dias de Finados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Ceará se destaca nas exportações de cera de carnaúba e setor gera 90 mil empregos na safra

Remédios, embalagens, cosméticos, chips de celulares. Todos esses produtos podem ser feitos a partir da cera de uma mesma matéria-prima, a c...