Dança de São Gonçalo na Vereda dos Julios

cultura
por: Lira Dutra
foto: o mestre Manoel Vieira
segurando imagem de São Gonçalo

Sábado último, 20 de dezembro de 2008, sob a luz de lampião e lamparina, realizou-se a Dança de São Gonçalo do Seu Manoel Vieira, na localidade de Vereda dos Júlios. A dança, realizada a pedidos das pessoas que fazem promessas ao santo, é tradição no município de Granja, especificamente nas localidades de Sambaíba, Santa Terezinha, Jacurutu, Angelim e Vereda dos Júlios. Seu Manoel Vieira, que também é rezador e boleiro, aprender tirar São Gonçalo ainda menino com sua mãe e tem muito respeito às tradições.

Após, as jornadas - período onde o mestre da cerimônia canta ao som da rabeca em louvor a São Gonçalo e o(a) devoto(a) paga a promessa - acontece o leilão de São Gonçalo. É nessa hora que as pessoas podem arrematar assados, frutas, doces, cestinhas de doces, bolo de receita (nome dado aos bolos não tradicionais), roscas de goma de mandioca. No momenta do leilão o santo dar lugar ao gritador e sua anedotas, que mantém a mistica do ritual.

"Cinquenta reais no arco do senhor
Fora a penca do meio
Que é do velho gritador"
(Manoel Vieira, oferecendo o arco de São Gonçalo no intervalo entre cada Jornadas)

"Do tamanho de sete cavalos brigando" (anedotas de José João, gritador de leilão)

A festa encerrou debaixo de chuva, que logo encheu caminhos de poças d'águas e os corações dos agricultores de esperança no bom inverno.

Comentários

Mais acessadas