Distrito de Parazinho quer emancipação

parazinho emanciapação granja ceará


O distrito do Parazinho pertence ao município de Granja/CE, porém não é de hoje que a população anseia a emancipação política. E o que era apenas sonho está cada vez mais perto de se torna realidade. A vila, conhecida em todo o Ceará pela devoção em Nossa Senhora do Livramento, tem mostrado sua potencialidade no comércio, na prestação de serviços, na agricultura e no turismo religioso.

Ontem, sábado (07/nov), os representantes da Federação das Associações Emancipalistas do Ceará - FAEC, Luiz Carlos Mourão, Arnaldo Lemos e Luiz Carlos Farias, fizeram uma visita informal ao distrito, conhecendo in loco suas potencialidades e perspectivas. Após serem recepcionados pela Associação Comunitária Pró-Parazinho – ACPP, a comissão da FAEC visitou a igreja, o comercio e os principais pontos do Parazinho, encerrando com uma palestra na escola Ceru.

A FAEC, com a parceria da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará - ALCE, especialmente com a Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios, vêm elaborando estudos técnicos, como também acompanhando o andamento da Proposta de Emenda Constitucional - PEC 13/2003, que devolve aos legislativos estaduais a competência para legislar a respeito do tema, estabelecendo, ainda, os critérios mínimos necessários para a criação de novos municípios.

É notável à vontade do povo em ver o distrito do Parazinho emancipado, logo ao chegar já vi pessoas com o slogan Emancipação Já! Estampado na blusa, vestida com orgulho. E por onde os representantes da FAEC passavam eram recebidos com carinho e entusiasmo.

Veja imagem abaixo ou clique aqui

Comentários

  1. Maus um municipio pra viver as custas do FPM...

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de assistir uma palestra do Arnaldo Lemos na Unifor.
    E pelo que ele mesmo falou, o Estado do Ceará tem capacidade de suportar, sem muitos prejuizos, a criação de no máximo 15 municipios.
    Pelos distritos que pretendem se emancipar, há muitos que tem mais condições que o parazinho, infelizmente.
    Há de se ver também que como está, para que sejam criados novos municipios, é preciso a elaboração de uma lei federal que irá ditar o período de criação de novos municipios, e pelo visto, esta lei não será aprovada antes das eleições do ano q vem. Então teremos que esperar um pouco ainda para vermos o parazinho se tornar uma cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Postagens mais visitadas deste blog

O TERRITÓRIO. O que essa palavra significa?

GEOGRAFIA - ENVIAR ATIVIDADE

ORIGEM DOS FONTENELE