quarta-feira, 2 de junho de 2010

Patrimônio ameaçado

Granja tem muitos casarões que representam épocas e acontecimentos da nossa História. Como tenho defendido aqui, nosso Patrimônio Material está entregue as baratas, muitas das casas antigas pertencem a familias que já foram embora, morreram ou não têm condições financeiras de recuperar os imóveis. Até aí temos uma justificativa aceitável. Mas sabemos que muitos casarões estão caindo por simples e triste ignorância dos seus responsáveis. Através do blogue Granja Ceará [http://granjaceara.blogspot.com] temos chamado a atenção para a importância da preservação e valorização do Patrimônio Cultural da cidade. Agora eu pergunto: como podemos exigir uma ação do Poder Legislativo e Executivo?

Veja imagens de algumas casas destruídas pelo tempo.
Casa na rua Boulevard Coreaú, observe a estrutura da parede. Uma arquitetura que representava um recorte da nossa história.

3 comentários:

  1. Enquanto os eleitores dessa imunda cidade continuarem a trocar votos por "coisas", cada vez mais estarão abandonados por o poder publico, que nada faz para manter e resgatar sua memória histórica; Tendo como exemplo a antiga estação feroviária, que ao invés de servir de museu para abrigar informações de seus ilustres filhos, abriga ha muito tempo prostitutas, viciados em drogas e outros "animais", é pena...

    ResponderExcluir
  2. conheço cidades mais pobres e menos importantes que a nossa e que são cidades exemplares.nestas cidades a limpesa é exemplar e os prédios publicos são bem cuidados.porque , eu não entendo , esta situação vergonhosa de nossa cidade ?

    ResponderExcluir
  3. Conheci Granja a pouco tempo, e me encantei com os predios historicos da cidade. O poder publico, atraves da secretaria de cultura, infraestrutura e ate mesmo pela de turismo, podera buscar recursos para cuidar deste patrimonio, que e muito importante nao so para a cidade mas para o estado e o pais. Isto e um patrimonio de todos. A prefeitura atraves de um arquiteto(a), podera com certeza ajudar neste trabalho. O turismo junto com a cultura, poderia movimentar uma forte renda em Granja.
    Um abraco
    Elisangela

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Ceará se destaca nas exportações de cera de carnaúba e setor gera 90 mil empregos na safra

Remédios, embalagens, cosméticos, chips de celulares. Todos esses produtos podem ser feitos a partir da cera de uma mesma matéria-prima, a c...