quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Tempestades solares atingem a Terra. Será o fim do mundo?

Imagem mostra o hemisfério Norte do Sol em meio à erupção. As diferentes cores mostram a variação na temperatura dos gases do astro. Foto/NASA

Uma série de tempestades solares, com grandes nuvens de partículas carregadas vindas do Sol, está atingido a Terra desde esta terça-feira (3), produzindo auroras boreais no céu. As partículas, emitidas pelo Sol no último domingo (1º), chegaram ao planeta ontem e uma segunda leva deve ser "capturada" pelo campo magnético da terra hoje.
Quando as partículas de vento solar atingem a Terra, são atraídas pelo campo magnético do nosso planeta e se deslocam para os polos, onde se chocam com moléculas de regiões altas da atmosfera. O processo faz com que seja emitida uma forte luz, que pode ser vista a olho nu. Aurora boreal é o nome que esse fenômeno recebe quando acontece no hemisfério Norte.

Nesse tipo de tempestade solar as partículas conseguem fazer uma viagem de 150 milhões de km em apenas dois dias. De acordo com a Nasa (agência espacial dos EUA), o Sol tem ciclos de atividade regular que duram cerca de 11 anos – a última vez que o astro atingiu atividade máxima foi em 2001 e essas erupções que estão acontecendo agora são um sinal de que ele está "acordando" e iniciando um processo que deve chegar ao máximo em 2013.
Fonte: http://noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Ceará se destaca nas exportações de cera de carnaúba e setor gera 90 mil empregos na safra

Remédios, embalagens, cosméticos, chips de celulares. Todos esses produtos podem ser feitos a partir da cera de uma mesma matéria-prima, a c...