terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estudantes escaldados do ENEM têm medos água fria


A prova do ENEM, depois das eleições, está causando o maior tititi pelo Brasil afora. Todo mundo está reclamando pelos erros, que se digam de passagem, primários mas que dificultaram a vida de muito gente que ralou o ano todo na esperança de garantir uma vaga na universidade. E pelo visto está novela não está com o roteiro acabado. Vejam reportagem abaixo:


extraído de: www.estadao.com.br

Haddad defende que número baixo de reclamações e TRI descartam anulação da prova


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse há pouco em entrevista coletiva que o governo recebeu um "número relativamente pequeno" de relatos de candidatos prejudicados por erros na montagem dos cadernos de prova amarelos. Haddad defendeu a decisão do MEC de fazer uma prova extra para os estudantes. Ele atribuiu o problema a "falha humana".

Haddad, que cancelou uma viagem à Africa com o presidente Lula por causa da nova crise do Enem, alegou que a Teoria de Resposta ao Item (TRI), conjunto de modelos matemáticos usado no Enem, permite aplicar provas distintas com o mesmo grau de dificuldade, o que assegura as condições de igualdade entre os participantes. "Isso já foi feito em 2009, com parte dos candidatos, que não puderam fazer as provas na data prevista por causa de inundações."

Com a TRI, as questões são testadas antes da prova. Elas ganham um peso, que varia de acordo com a performance dos estudantes nos pré-testes. Quanto mais alunos acertaram uma determinada pergunta, menor o peso que ela terá na prova, porque o grau de dificuldade é supostamente menor.

Sobre os erros na prova amarela, o ministro tirou toda a responsabilidade do Inep no problema. "Não houve falha do Inep ao fiscalizar a prova", disse o ministro. "Na minha opinião, a responsabilidade é da gráfica conforme eles mesmo assumiram." Sobre a troca no cabeçalho do cartão-resposta, o ministro também culpou a gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Ceará se destaca nas exportações de cera de carnaúba e setor gera 90 mil empregos na safra

Remédios, embalagens, cosméticos, chips de celulares. Todos esses produtos podem ser feitos a partir da cera de uma mesma matéria-prima, a c...