Aniversário do poeta Lívio Barreto

cultura
por: Lira Dutra
*imagem do blog Blogranja
Se vivo fosse o poeta Lívio Barreto teria completado 139 anos ontem. Filho de José Soares Barreto, o Águia do Trapiá (Xavier Filho, 2008) e Mariana da Rocha Barreto, nasceu em Ibuaçu, distrito do município de Granja, Ceará, no dia 18 de fevereiro de 1870 e faleceu aos 25 anos, no dia 29 de setembro de 1895.

Mesmo não tem vivido por completo a juventude, Lívio Barreto teve tempo o bastante para versar a vida e se tornar referência na literatura cearense.

Com o psedonio de Lucas Bizarro foi um dos fundadores da Padaria Espiritual e autor do livro Dolentes, publicado após sua morte. Lívio Barreto é patrono da cadeira nº 24 da Academia Cearense de Letras.

O IJX - Instituto José Xavier - está realizando um concurso para estudante das escolas do município da Granja em homenagem ao escritor e poeta granjense que, segundo o professor e poeta Padre Osvaldo Chaves, é "o Casimiro de Abreu da Granja".

Mais sobre Lívio Barreto no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Livio_Barreto


Comentários

  1. A NOSSA TERRA É TERRA DE GRANDES POETAS.LIVIO NÃO É DE FORMA ALGUMA O ÚNICO. AÍ ESTÃO MUITOS OUTROS, ENTRE ELES PEDRO MAGALHÃES, LIRA NETO E AGENOR BEVILAQUA, QUE ESCREVEU A ANTOLÓGICA BALADA DO9 NADA,QUE JÁ FOI TRADUZIDA PARA A LÍNGUA DE TIO SAM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Postagens mais visitadas deste blog

O TERRITÓRIO. O que essa palavra significa?

GEOGRAFIA - ENVIAR ATIVIDADE

ORIGEM DOS FONTENELE