quinta-feira, 11 de junho de 2009

Entra arruda sai arruda e Granja não muda

extraido O POVO/imagem google

A picuinha política no meio da calamidade

Os quiproquós políticos de Granja seguem atrapalhando a cidade, que ainda tenta juntar seus pedaços depois das cheias. Esmerino Arruda e Romeu Aldigueri, tio e sobrinho, disputam o poder local. A família briga e o respingo cai em quem foi prejudicado pelas chuvas

Na rinha alagada, a disputa continua e os galos seguem brigando. Bem no meio da convulsão social de uma cidade de desabrigados, ainda lhes cai na cabeça a tempestade política. O temporal ainda não cessou na Região Norte cearense. Nem esse imbróglio de caciques. Tentar se refazer assim é muito mais difícil. Tudo vai se destruindo mais, em vez de recomeçar. Em Granja, a 352 quilômetros de Fortaleza, não ajuda em nada o entra-e-sai-e-exonera-e-reassume de prefeitos, que são da mesma família e apenas divergem sobre seus interesses em torno do lugar.

Ontem foi o primeiro dia do novo mandato do ex-(agora atual de novo) prefeito Esmerino Arruda, 87, que é tio do agora ex-prefeito Romeu Aldigueri, que esteve no cargo por turbulentos 15 dias. Ninguém teve certeza, nas duas últimas semanas, sobre qual ganharia de vez o poder local. A reintegração de posse de Esmerino foi sacramentada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última segunda-feira. Aldigueri ainda segue esbravejando. E a cidade com isso? Tudo. Como se não bastasse o estrago das chuvas, que deixaram Granja esfacelada e inundada, ficou-se sem saber como as mazelas trazidas pelas cheias vão ser tratadas.

Quem vai conter os efeitos da tromba d’água? A enxurrada afetou 8.410 granjenses. Isolou vários distritos e localidades. Alagou até a sede da Prefeitura, a Câmara Municipal e o Fórum. Derrubou casas e a produção agrícola local. Aldigueri foi içado de candidato derrotado nas eleições direto para a cadeira de prefeito, no dia 25 de maio, porque Esmerino foi acusado de fazer propaganda política antecipada, em seus discursos de rádio. Alegou que era montagem, a juíza da comarca não considerou o argumento e o sobrinho subiu.

Veio o TRE e reassentou o tio. Aldigueri entrou, deu aumento para professores, mudou gestores. Voltou Esmerino, desfez todos os atos do inimigo de família e diz que retomará o curso do que vinha fazendo. Enquanto chovia e ventava forte ontem à tarde, Esmerino despachava de sua varanda. Conversava com assessores, recebia cumprimentos, ligações e atendeu O POVO numa entrevista. A Prefeitura está lá improvisada porque a outra continua encharcada. Os despachos do Fórum estão sendo no consultório odontológico público e a Câmara, não é piada, está com sessões na antiga cadeia pública.

Uma das ideias de Esmerino, já contestada por vários, ainda é a de usar R$ 3 milhões que tem em caixa do dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O governador Cid Gomes e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ernesto Sabóia, foram dois dos que o criticaram publicamente. “Numa calamidade dessas, não existe equívoco jurídico nem técnico. Vão respeitar minha idade, não vão me botar na cadeia se eu usar e informar onde gastei”, defende-se.

materia completa O POVO

Lá vamos nós!
Depois de levar um carão dos brabos do Governador, o prefeito ainda não se exempla. Ainda quer mexer no dinheiro da educação. Não há óleo de peroba que dê jeito!
Gostou? Pode VOTAR aqui. É rápido e grátis!

3 comentários:

  1. É um completo vagabundo(com todo o respeito da palvra) esse prefeito de Granja!!!!

    ResponderExcluir
  2. Postei um comentário sobre a situação política de Granja e ele foi deletado desse blog, certamente, porque não se coadunava com a conduta dos que poe ele se dizem responsáveis, então volto para dizer a mesma coisa: trocar o Dr. Esmerino por esse "moleque" é o mesmo que trocar 6 por meia dúzia. O que se vê na cidade é um clima de violência e desrespeito aos cidadãos granjenses. Tenho certeza absoluta de que na Granja temos políticos competentes e a altura do que o povo merece, para substituir o Dr. Esmerino... vamos aguardar os próximos 4 anos e fazer a mudança pelo desejo sacramentado do voto direto.

    ResponderExcluir
  3. é só vcs olharem a situação de granja meu até quem não mora ai comenta isso.

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Ceará se destaca nas exportações de cera de carnaúba e setor gera 90 mil empregos na safra

Remédios, embalagens, cosméticos, chips de celulares. Todos esses produtos podem ser feitos a partir da cera de uma mesma matéria-prima, a c...