Museu da chuteira: Nosso querido Mitotônio

por: Zico Fontenele

Eis aqui mais uma relíquia perdida no fundo do baú. Antonio Edgard da Silveira, nosso querido Mitotônio nos tempos de Ceará Sporting Club. Nascido em Granja em 22 de fevereiro de 1916, Mitotônio chegou a capital alencarina em 19 para atuar pelo Fortaleza no ano de 1938, levado pelo Sr. Lauro Martins, participando discretamente do título do Leonino daquele ano. 

Mitotônio não tinha contrato formal com o Fortaleza,mas atuou no time até o inicio de 194. Quando o técnico Valdemar dos Santos(Gavião)brigou com a diretoria do Fortaleza,Valdemar foi para o Ceará,levando com ele vários jogadores do elenco do Leão,dentre eles, Mitotônio.


No Ceará Mitotõnio atuou por 10 anos,praticamente ininterruptos,porque em 1945 o Ceará brigou com Federação Cearense de Futebol e não participou do campeonato estadual daquele ano. Mitotônio e Hermenegildo (companheiro de time) foram atuar no futebol pernambucano vestindo a camisa do Naútico, onde sagrou-se campeão de 1945. 

Sagrou-se 3 vezes campeão cearense em 1941,1942 3 1948, tornando-se um dos maiores ídolos da torcida alvinegra. Ele, na época, ganhou o concurso do "Craque Mais Querido do Estado", e figurou entre os 20 jogadores mais votados do país.Era uma promoção realizada pelo Jornal dos Esportes do Rio de Janeiro.

Seu falecimento aconteceu no dia primeiro de abril de 1951,e devido a data,na época muitas pessoas cogitavam ser apenas boato.Após sua morte fizeram uma campanha para comprar uma casa para a viúva e seus 3 filhos.Eu conversando com o saudoso Zé Zico, que era amigo de infância de Mitotônio, me confessou que eles quando garotos jogavam muito em um campo que hoje é o atual Mercado Novo.

Depois de sua morte veio em Granja jornalistas esportistas do jornal O Povo,que encontraram um filho de uma irmã de criação de Mitotônio,conhecido com Raimundinho,que disse que tanto sua mãe com Mitotônio foram criados por uma professora do município de Granja,de nome Joana Rita da Silveira.

Em outra oportunidade comento como se deu de forma mais detalhada a morte de Mitotônio. Até a próxima!

Comentários

  1. Legal Zicão, tou gostando muito dessa sua coluna. Muita massa essas suas matérias. Tou surpreso com esse material das antigas que vc tem. Realmente é do fundo do Baú. Grande Abraço de seu amigo Manoel do Manoel José.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Postagens mais visitadas deste blog

O TERRITÓRIO. O que essa palavra significa?

GEOGRAFIA - ENVIAR ATIVIDADE

ORIGEM DOS FONTENELE