terça-feira, 31 de maio de 2011

Secretaria de Saúde lança nota técnica de alerta ao controle e prevenção da catapora


A Secretaria da Saúde do Estado se antecipa e lança Nota Técnica de alerta aos profissionais de Vigilância Epidemiológica para a intensificação das ações de controle e prevenção da varicela, mais conhecida como catapora, no período de sazonalidade da doença. O aparecimento da varicela costuma acontecer no final do período chuvoso, com a intensificação de ocorrências a partir da queda da umidade do ar, nos períodos secos. No Ceará, a varicela é uma doença de notificação compulsória em situação de surtos e casos graves. A notificação deve ser feita às secretarias municipais e Estadual da Saúde.

imagem/Google
O QUE É?
A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster. Esse vírus pode causar vários tipos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabelecido), latente (sem manifestação clínica) e reativação.

Esse vírus permanece em nosso corpo a vida toda, estando como que adormecido; sua reativação determina doença localizada na área correspondente a um ou mais nervos sensitivos e chama-se então Herpes-Zoster, conhecida também como cobreiro. 

Veja a nota técnica Secretaria da Saúde do Estado aqui

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Ceará se destaca nas exportações de cera de carnaúba e setor gera 90 mil empregos na safra

Remédios, embalagens, cosméticos, chips de celulares. Todos esses produtos podem ser feitos a partir da cera de uma mesma matéria-prima, a c...