Escola agricola: um passo da realidade

granja escola agricolo cid ceara


Há tempos, e bota tempo nisso, se fala na tão sonhada volta da Escola Agrícola de Granja, localizada no Iperuí. Na época de campanha eleitoral, período onde tudo pode acontecer, ou melhor, prometer, o sonho renasce tal qual fénix em uma espécie de saudosismo temperado com relampejos regionalismo desenvolvimentista. Agora mesmo, no momento que teclo, não é difícil encontrar quem fale da Escola Agrícola Guilherme Gouveia com orgulho e tristeza. Orgulho sim, pois aquela instituição formou vários estudantes do Ceará e de outros estados, como Maranhão, e representava a capacidade do município mostrar o potencial formador, entre outras coisas boas. A tristeza de quem conheceu e ou viver o auge da escola, é que as autoridades responsáveis deixam-na virá uma grande tapera.


Mas, segunda-feira (14/12), pode entrar para a História granjense com o dia D da escola Agrícolo. Isso porque o governador Cid Gomes, a partir das 19 horas, assinará a Ordem de Serviço para a reforma do prédio da Escola Agrícola no valor de R$ 4,3 milhões. A unidade de ensino contará com 12 salas de aula e será voltada para o Ensino Médio integrado à Educação Profissional na área da agricultura.


A Escola Agrícola Guilherme Gouveia de Granja, foi aberta em 1979 e fechada por volta de 1988, deixando uma lacuna na educação profissionalizante na Região e no Estado. Agora a noticia da reforma, traz esperança para a juventude que ver a possibilidade de uma formação e geração de renda.

Depoimentos
No Orkut, site de relacionamentos, encontrei a comunidade Escola Agrícola Guilherme Gouveia. Vale apena dá uma olhada! Segue abaixo alguns depoimentos de ex-alunos postados no Orkut:
"Pois é muitas saudades !!!
Estudei aki em 1987 tempo marivilhoso
Ki saudades da minha época.
Mas o ruim foi quando a escola faliu em 1988 quase morro de chorar e ainda me lembor dessa tragédia hoje , eu gostaria de re-encontrar alguns amigos meus da quela época.
Beijões, Socorra" Socorrinha

 "É um sonho da Região a abertura da Escola Agrícola Guilherme Gouveia. Pois, voltará a promover o Desenvolvimento Cultural e sócio econômico da Região e do Estado do Ceará. Visto que está sendo construída o asfalto que liga a Capital do Ceará, passando pela via Parazinho que vai possibilitar o acesso, a Jericoacoara ,ligando o Litoral, Sertão e Serra da Ibiapaba, Camocim, em direção a Parnaíba, para o turismo no Delta Parnaíba e até os Lençóis Maranhenses.
A escola Agrícola bem reestruturada e com o seu corpo técnico e administrativo com competência, responsabilidade e compromisso, funcionando como uma Escola Modelo, apagará toda esta mancha negra que estamos envergonhados. " Hélio Mota

 "Meu amigo, estudei nesta escola no periodo de 1982 a 1985, a epoca, o Diretor era o grande Jander Bevilaqua Dias, o vigia era o chamado companheiro, tinha uma mercedinha, onibus, tratores etc, nossos professores eram:Louça, Socorrinha,Brito, Messias,Antonio Lucio, e outros, nossa turma era toda de Zedoca-Ma, cerca de 60 pessoas, epoca boa, mais tinha nossos amigos de outras localidades como: neguinho do brejo, coreau, didi,paulo henrique, facada e muitos outros que a maioria nunca mais tive noticias cerca de 23 anos, quem sabe um dia nos encontraremos, alô turma onde vcs estão. nooso ponto de encontro era o bar da batuta proximo a praça do são josé, a outra era a beira rio, sinto muito falta daquela epoca, era ainda adolescente mais obtive um aprendizado muito bom, hoje moro em são luis do maranhão, me formei em Economia, tenho dois filhos. Espero um dia retornar aquela cidade. " Walter

Comentários

  1. O CASAMENTO É A ÚNICA GUERRA EM QUE VOCE DORME COM O INIMIGO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Mais acessadas