O TERRITÓRIO. O que essa palavra significa?

A Geografia estuda o espaço em que vivemos. Mas, essa definição é muito ampla. Se partirmos da nossa casa, escola, bairro, cidade, estado, país, território, planeta… Enfim, podemos chegar então a conclusão que vivemos no universo.

Para não ficar algo tão vago, a Ciência Geográfica criou o que denominamos de Categorias Espaciais que dimensionam o espaço geográfico de acordo com a dimensão da área a ser considerada.

O lugar onde você vive está dentro de um determinado território.

É bastante comum, em nosso cotidiano, lermos notícias ou ouvirmos falar de questões envolvendo “territórios”. Mas o que essa palavra significa? E qual a importância dela para o espaço geográfico em que vivemos?

O território é uma das categorias conceituais da Geografia. Seu entendimento é necessário para uma melhor compreensão sobre o espaço.

O território é um importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens. O termo território pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia. A definição mais aceita sobre território, entre os geógrafos, é o espaço geográfico apropriado por relações de poder.

Território é muito utilizado no âmbito da política, o território é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras. No entanto, nem sempre essas fronteiras são visíveis ou bem delineadas. Na maioria das abordagens geográficas, o conceito de território está relacionado com uma configuração de poder. É portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.

O território possui uma característica importante, que é a sua multiplicidade em termos de tipificações e de escala. Ele pode abranger desde uma área muito restrita, como uma rua ou um terreno qualquer, até uma coalizão internacional composta por forças militares de diversos países. Ao mesmo tempo, seus tipos envolvem territorialidades militares, jurídicas (vinculadas ao Estado), naturais, culturais e até criminais, como os territórios do tráfico de drogas ou de grupos mafiosos.


Podemos classificado território em:

  • Território Político;

  • Território de espécies animais;

  • Território pessoal;

  • Território econômico (ligado às grandes empresas);

  • Território de um grupo organizado.


EXEMPLOS DE TERRITÓRIO

Território brasileiro

O território brasileiro possui grande extensão, e é considerado um verdadeiro país continente, sua área territorial o coloca em quinto lugar entre os maiores países em extensão territorial, com aproximadamente 8.514.876 km². Em tamanho, o Brasil só é menor do que a Rússia (em primeiro lugar), Canadá (segundo lugar), China e Estados Unidos (terceiro e quarto lugar, respectivamente).

Território cearense

O Ceará é um estado brasileiro da região Nordeste, localizado na sub-região do Sertão nordestino. Caracteriza-se pelo clima Tropical Semiárido, marcado pelos baixos índices pluviométricos e longos períodos de estiagem.

Território granjense

Granja é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na margem esquerda do Rio Coreaú, microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, mesorregião do Noroeste Cearense.


Referências 

https://www.significados.com.br/territorio/

https://blogdoenem.com.br/conceitos-fundamentais-da-geografia-parte-2-geografia-enem/

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/conceito-territorio.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GEOGRAFIA - ENVIAR ATIVIDADE

ORIGEM DOS FONTENELE