segunda-feira, 1 de abril de 2024

Ceará se destaca nas exportações de cera de carnaúba e setor gera 90 mil empregos na safra

Remédios, embalagens, cosméticos, chips de celulares. Todos esses produtos podem ser feitos a partir da cera de uma mesma matéria-prima, a carnaúba, árvore nativa da caatinga e que, há 20 anos, é oficialmente símbolo do Ceará, constando inclusive no brasão do Estado. Bastante requisitada durante o período colonial cearense, a planta continua com uma significativa participação na atividade econômica local.
O Ceará, ao lado dos estados do Piauí e do Rio Grande do Norte, se destaca nas exportações da cera de carnaúba, principal subproduto manufaturado. É a partir dela que derivam a maioria dos produtos, como cosméticos e medicamentos.
De acordo com dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), por meio do Centro de Inteligência e Inovação da Agropecuária (Ciiagro) em 2022, a produção cearense de cera de carnaúba foi de 529 toneladas, correspondendo a 82% de toda a fabricação nacional.

O Estado também é líder na produção de fibra de carnaúba, tendo praticamente exclusividade na manufatura do produto no País. No que diz respeito ao pó, produto primário extraído das palmeiras da árvore, o Ceará fica na segunda posição e, ao lado do Piauí, maior produtor, domina 96,2% do mercado nacional.

No Ceará, diversas cidades se dedicam ao extrativismo e à produção de pó, cera e fibra de carnaúba, e as principais produtoras ficam localizadas, conforme Edgar Gadelha, na Região Norte do Estado, com destaque para Granja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Ceará se destaca nas exportações de cera de carnaúba e setor gera 90 mil empregos na safra

Remédios, embalagens, cosméticos, chips de celulares. Todos esses produtos podem ser feitos a partir da cera de uma mesma matéria-prima, a c...