ORIGEM DOS FONTENELE

Por: NONATO ADIODATO

ilustração/ brasão
Os FONTENELE constituem uma família única no país. Originada a partir de JEAN FONTENELE, engenheiro de Minas, nascido em Melun, na França, e que veio para o Brasil em 1750 integrando uma comissão da ordem da Corte de Portugal, atendendo solicitação do Padre José da Rocha, para pesquisar ouro e prata na serra da Ibiapaba. Fixando-se na aldeia de Viçosa, Jean casou-se com Umbilina Maria de Jesus, filha de Manoel Gonçalves Rodrigues. Deste casamento proveio a numerosa família. São seus filhos: Felipe Benício Fontenele; Rosa Maria Fontenele; Guilherme Fontenele; Agapita Fontenele; Paulo Fontenele; João Damasceno Fontenele; Plácido Fontenele; Ludovica Fontenele e Amaro Fontenele.

Jean Fontenele faleceu no dia 08 de dezembro de 1809, numa sexta-feira, e coincidentemente sua mulher Umbilina faleceu onze anos depois, também no dia 08 de dezembro de 1820, numa sexta-feira. Ambos estão sepultados na Igreja Matriz de Viçosa. Em Ipueiras, os FONTENELE aqui se estabeleceram quando da criação do município, trabalharam, casaram e constituíram família, ajudando a fazer o desenvolvimento espiritual, cultural e econômico desta terra.

Comentários

  1. muito boa esta nota de genealogia.seria bom que notas de outras familias decentes da nossa cidade fossem publicadas. gente boa e boas famílias existerm em abundãncia em nossa terra.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o comentário

    ResponderExcluir
  3. sob muitos aspectos GRANJA E VIÇOSA são cidades irmãs.Assim, é até natural que famílias que povoam GRANJA ATÉ HOJE sejam as mesmas famílias que povoaram viçosa.FAMILIAS QUE MUITO SOFRERAM NESTAS CIDADES E NA REGIÃO, ESTÃO HOJE A BRILHAR NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA, PARANÁ, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, GOIÁS E DISTRITO FEDERAL-ALÉM DA NOSSA FORTALEZA.MUITAS FAMÍLIAS, COM IMENSOS SACRIFÍCIOS FORMARAM SEUS FILHOS NAS UNIVERSIDADES DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E AGORA EM OUTRAS. O POVO DE NOSSA TERRA É TRABALHADOR E VIGOROSO, TENDO HISTÓRIAS ESTUPENDAS PARA CONTAR.

    ResponderExcluir
  4. UMA conclusão , diante do que foi lido acima , fazer entrevistas com lideranças de familias tradicionais da GRanja , VIÇOSA E REGIÃO SERIA BOM. QUANDO SE FALA ASSIM , NÃO SE ESTÁ FALANDO DE FAMILIAS APENAS PODEROSAS , MAS DE FAMILIAS DECENTES , POBRES OU NÃO.

    ResponderExcluir
  5. bom meu nome jeane e meu sobrenome não é fontenele e sim fontineles é a mesma coisa?
    meu pai morava em ipueras!!!
    mas muito boa a historia

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome é Lidiane Fontenele nasci em granja, e até onde sei meu avô era neto de Plácido Fontenele.

    ResponderExcluir
  7. fontineles é a mesma coisa que fontenele?

    ResponderExcluir
  8. olá hoje resolvi descobri um pouco mais sobre meu sobrenome ,e descobri q minha tataravó e Rosa Maria Fontinele a filha d Jean Fontelene ,estou curiosa e quero saber mais alguem pode m ajudar .annafontine@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.

Postagens mais visitadas deste blog

O TERRITÓRIO. O que essa palavra significa?

GEOGRAFIA - ENVIAR ATIVIDADE