11 de dez de 2010

Pequeno histórico da capela São Pedro

por: *Antonio Wellington – Ton 

A capela São Pedro,  localizada na fazenda São José, mais conhecida como “Comissão”, foi construída  por seu antigo proprietário Pedro Quariguasi da Frota. Que era muito devoto de São Pedro. A filha de Pedro Quariguasi Maria do Socorro veio passar uma temporada em Granja, tinha uma filha de nome Ofisa e seu avô queria batizá-la na dita capela no início da década de 60. No mesmo período também foi iniciada a construção da capela que foi concluída e inaugurada em 28 de julho de 1991. A demora na conclusão da obra se deu devido a certos imprevistos.

Seu Pedro mantinha a capela em boas condições, após seu falecimento o seu filho mais velho Sebastião Quariguasi Frota assumiu a responsabilidade pelos retoques na capela, porém, como reside na capital do Estado, Fortaleza, ficou inviável sua manutenção. A capela São Pedro fica no terreno entre a casa grande e a casa de farinha. O curioso é que a casa de farinha foi a primeira no município a ser motorizada, construída no início dos anos 60 (um pouco depois do início da construção da capela) e seu motor funcionava a óleo diesel.

A estrada, pouco usada no inverno, tem 12 km, parte da estrada mais movimentada atualmente foi idealizada e concluída pelo Sr. Pedro Quariguasi e beneficia muitas pessoas. Há um açude vizinho a fazenda construído pela Comissão do Governo Federal, provavelmente entre os anos 1915 e 1919, devido as estiagens (secas). Após a conclusão do reservatório, a população local passou a chamar parte da propriedade de "Comissão". No ano de 1952 foi iniciado um outro açude, esse dentro da propriedade, sua conclusão aconteceu em 1954. A obra foi construída totalmente com trabalho braçal e tração animal.

* entrevista feito, em 05/12/2010, com Francisco Quariguasi de Carvalho Frota – Chico Mororó, especialmente para o blogue Granja Ceará [granjaceara.blogspot.com].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradeço pelo comentário.
Sua participações é importante para nosso trabalho Granja Ceará.
Obrigado!

*Comentários anônimos poderão ser recusados/excluídos. Por isso use sempre nome e e-mail válido para comentar.

Não faça comentários de cunho preconceituoso, respeite os Direitos Humanos.